terça-feira, 6 de outubro de 2009

Sustentabilidade

O Brasil, por contingência ou não, aplica, internamente, os mesmos critérios de marginalização dos países ricos e, para muitos de nós (aqueles que não nasceram no núcleo do poder econômico), a educação universitária é ainda a única forma ou oportunidade para ascender às diferentes classes sociais. Existe uma necessidade premente de a sociedade gerar novos profissionais, compromissados com essa visão moderna de sustentabilidade, para assumirem cargos de liderança dentro e fora das instituições de ensino que hoje freqüentam. O tempo é cada vez mais escasso para elaborar e colocar em prática essa nova conduta nas universidades brasileiras, conduta que deverá ser aplicada também nas outras estruturas de ensino, como o médio e o fundamental.
Cabe à universidade brasileira preparar esse profissional, oferecendo treinamento e aprendizado voltados à identificação e/ou desenvolvimento de espírito empreendedor agregado ao conceito de crescimento sustentável. Logo nos primeiros anos da vida universitária, devem-se transmitir fatos científicos somados a condutas morais, que devem se refletir nas ações cotidianas.
O sistema de educação marginalizador é perigoso, em todos os sentidos, porque os que estão ficando marginalizados das inovações não deixam de acompanhar, mesmo à distância, os avanços tecnológicos, e esse distanciamento forçado ajuda a criar, também, uma sociedade cada vez mais rancorosa. Muitas das mudanças que devem ser realizadas no ensino visando a equalização das camadas sociais são consideradas idealistas, mesmo nos países desenvolvidos. Entretanto, a nova sociedade deverá estar sustentada pelo conhecimento e, através dele, algumas estratégias devem ser implantadas para que sejam diminuídas as injustiças sociais estabelecidas através do tempo pelo poder econômico. É fundamental, pois, gerar uma metodologia de ensino consistente, acessível democraticamente, que estabeleça Educação,Ciência e Tecnologia como os pilares fundamentais do desenvolvimento, visando, no futuro, ensino superior ao alcance de todos.

Por:
Haidi D. FIEDLER, Marcelo NOME, César ZUCCO e Faruk NOME
Departamento de Química- UFSC

59 comentários:

  1. No Brasil assim como em muitos outrospáises existe, a preocupação com um futuro decente .Porém, com o pouco tempo de que dispõe a sociedade , muitos jovens por não possuirem um bom poder aquisitivo tornam-se marginalizados ,pela falta de oportunidade para acompanhar os avanços da tecnologia .Por isso é importantíssimoque se crie uma nova meta de ensinomédio ,fundamental e superior de todas as classes ,um futuro melhor.

    ResponderExcluir
  2. Para um empreendimento humano ser sustentável, tem de ter em vista 4 requisitos básicos. Esse empreendimento tem de ser:
    ecologicamente correto;
    economicamente viável;
    socialmente justo; e
    culturalmente aceito.
    [fonte: wikipédia]


    Não podemos esquecer que um dos pilares fundamentais para a o desenvolvimento próximo, será a ecologia.
    As vezes esquecem dessa parte, onde só se falam em desenvolvimento, esquecem da sustentabilidade ecológica.

    E acho que mesmo o brasil nao tendo as melhores faculdades, escolas e campos tecnológicos quanto em países desenvolvidos, isso não quer dizer nada... Depende somente de cada um. Hoje em dia não é mais a escola que forma o aluno, com o desenvolvimento da tecnologia, com a inclusão digital, nao fica mais tanto o dever da escola em formar o aluno e sim, exclusivamente, da própria pessoa.



    NATALLYA VERARDI - 2H

    ResponderExcluir
  3. Achei esse texto meio confuso mas vou dar minha opinião sobre a sustentabilidade eu acho que a sustentabilidade veio para resolver problemas mais antigos como os ambientais educacionais e até politicos. Na verdade esse conceito de sustentabilidade representa promover a exploração de áreas ou o uso de recursos planetários (naturais ou não) de forma a prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dele dependem para existir.
    Com isto deixaremos um mundo melhor para as próximas gerações.
    PABLO MELLO 2H

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. A palavra, sustentatilidade, hoje em dia tem sido bastante ouvida, mas nunca soubemos exatamente o que ela realmente significa, vou tentar explicar pelo que eu entendi, da melhor forma.
    Segundo a Wikipédia: “sustentabilidade é um conceito sistêmico; relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana”. Mas podemos dizer que esse conceito de sustentabilidade representa promover a exploração de áreas ou o uso de recursos naturais(ou não) com o objetivo de prejudicar o mínimo possível, o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dele dependem para existir. Tendo por exemplo, as idéias empresariais que tendem a obter projetos de sustentabilidade, começando a multiplicar-se e sse conceito de sustentabilidade representa promover a exploração de áreas ou o uso de recursos planetários (naturais ou não) de forma a prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dele dependem para existir.
    Existe também os chamados, projetos sustentáveis, que tem como exemplo a vida de muitas comunidades que antes viviam sofrendo com doenças de todo tipo; provocadas por indústrias poluidoras instaladas em suas vizinhanças viram sua qualidade de vida ser gradativamente recuperada e melhorada ao longo do desenvolvimento desses projetos.
    ''A exploração e a extração de recursos com mais eficiência e com a garantia da possibilidade de recuperação das áreas degradadas é a chave para que a sustentabilidade seja uma prática exitosa e aplicada com muito mais freqüência aos grandes empreendimentos. Preencher as necessidades humanas de recursos naturais e garantir a continuidade da biodiversidade local; além de manter, ou melhorar, a qualidade de vida das comunidades inclusas na área de extração desses recursos é um desafio permanente que deve ser vencido dia a dia. A seriedade e o acompanhamento das autoridades e entidades ambientais, bem como assegurar instrumentos fiscalizatórios e punitivos eficientes, darão ao conceito de sustentabilidade uma forma e um poder agregador de idéias e formador de opiniões ainda muito maior do que já existe nos dias atuais.'' (Pego em um artigo de revista, mas achei que seria bom resaltar aqui neste blog este paragrafo, pois só acrescentará o conhecimento.)
    Mas, resumindo de uma forma simples, podemos afirmar que garantir a sustentabilidade de um projeto ou de uma região determinada; é dar garantias de que mesmo explorada essa área continuará a prover recursos e bem estar econômico e social para as comunidades que nela vivem por muitas e muitas gerações. Mantendo força e capacidade de regenerar-se mesmo diante da ação contínua e da presença atuante da mão humana.
    Sustentabilidade ligada a química: como já sabemos, no Brasil, há universidades investindo em projetos tecnológicos que subtituam compostos orgânicos e solventes , com o objetivo de redusir resíduos tóxicos.
    Espero ter entendido e ter conseguido me expressar por meio deste texto.
    Esta muito bom os conteúdos deste blog Profª!
    Bjs e Bom Feriadão.
    Cristina Neves - 2G

    ResponderExcluir
  6. No nosso país já vimos muita desigualdeda social, econômica e em vária outras áreas, essa sustentabilidade é dificil ser colocada em prática em todo o país, pois não há tempo o suficiente, e ainda há muito que fazer.
    Devemos cuidar não somente de nossa áreas tecnológicas mas também de nosso meio ambiente, e manter esse equilibrio tecnológico e ecologíco, pois devemos cuidar de nosso futuro e de nossas próximas gerações, claro que por causa da natureza não devemos evoluir tecnológicamente, essa sustentabilidade deve aparecer em todas as áreas (tecnologia, ecologia, economica e social) assim vamos ser mais reconhecidos primeiramente por nós memsos e mais futuramente pelos outros países...

    Guilherme Mainardi 2I

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Como a Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana o Brasil sofre muita desigualdade em vários aspectos.
    Com a desigualdade social existente em nosso país as pessoas se tornam marginalizadas, por não terem uma educação com uma boa base como às pessoas que vivem nas favelas. Por isso devemos melhorar os ensinos em todas as áreas.

    Renan Gomides 2I

    ResponderExcluir
  9. Eu achei o texto bom,pois fala que o nosso pais tem que melhorar esse aspecto,a varios anos que o Brasil vem tentando melhorar a sustentabilidade. Mas devem começar desde pequenos, ter uma boa formação na escola é o principal para que isso seja solucionado.

    Diego Monteiro 2G

    ResponderExcluir
  10. leandro da costa Nº19 3f maria rocha.
    é totalmente aceitavel a aplicaçao da idea de sustentabilidade, porem somos bastante avançados pra desenvolver um processo no qual nao exista diferencias socias ja que nenhum avanço é um avanço se nao acabar com a diferencia social, marginalizaçao, etc.
    profe: descupa pelas faltas ortograficas,espero ter conseguido expressar minha idea de sustentabilidade.

    ResponderExcluir
  11. Shaiane dos Anjos!
    A sustentabilidade no Brasil é utopia, pois o poder aquisitivo impera em nossa sociedade ou seja sempre vai existir essa excrepancia;
    Países desenvolvidos patenteiam os projetos de cérebros de países emergentes como o Brasil, pois o pais de origem desses cérebros esta mais preocupado com as
    As “olimpíadas” do que com a Educação.
    Exemplo dessa utopia é o Enem todos nos sabemos que o ensino nas regiões do Brasil são muito difertes.
    O governo quer massificar a educação dessa forma com essa prova que talvez seja mais injusta do que o próprio vestibular;
    A educação não vem de cima para baixo
    A sustentabilidade seria a única forma de tentar diminuir as diferenças da nossa sociedade,porem enquanto nós jovens formos indiferentes
    Com que ocorrem em sua volta a sustentabilidade será apenas mais um plano que não saíra do papel.

    ResponderExcluir
  12. Paola Roratto 3°F
    A sustentabilidade talvez seria umas das formas mais viáveis para diminuir as diferenças existentes em nossa sociedade!Basta cada um fazer sua parte, e cobrar de todos aqueles que prometem prometem e nunca cumprem, talvez assim muitas coisas mudariam!
    (Arlete, não consegui me expressar bem, beijos)

    ResponderExcluir
  13. Franciane
    Promover igualdade ao ensino dos estudantes para que os mesmos possam usufruir das mesmas oportunidades, pois é essa discriminação que faz com que as pessoas muitas vezes sintam-se derrotadas e sem chance, pois concorrem com pessoas que muitas vezes tem melhores oportinidades, devido ao seu poder aquisitivo ou por serem filhos de pessoas conceituadas e não por serem qualificadas. Portanto cabe as instutuições de ensino como escolas de ensino fundamental, médio e principalmente as universidades preparem esse alunos, oferecendo-lhes o treinamento adequado voltado ao desenvolvimento do espírito empreendedor, juntamente com o conceito de crescimento sustentável.Deve ser trasmitido logo nos primeiros anos de vida escolar ou universitária, fatos científicos,somados a condutas morais e éticas,pois certamente isto irá se refletir nas ações cotidianas.

    ResponderExcluir
  14. Para mim, sustentabilidade é promover o melhor para as pessoas,para que elas vivam num meio mais harmonioso,em todos os aspectos,tanto no aspecto econômico como no cultural, no social ou no ambiental.E para que isso aconteça, as pessoas tem que ter um mínimo de instrução para botar em prática esse conceito de sustentabilidade.Por exemplo: uma pessoa tem que ter conhecimento para arranjar algum jeito de praticar um consumo moderado dos bens da natureza,para que os mesmos não se esgotem e assim realizando um desenvolvimento sustentável,promovendo um equilíbrio.

    Aplicando esse concimento nos outros seguimentos da sociedade(econômicos ,sociais e culturais) as pessoas com certeza vão viver em uma sociedade cada vez mais harmoniosa,sem desigualdades e injustiças.Mas para que isso aconteça precisamos encontrar meios para erradicar as barreiras econômicas que infelizmente se encontram e separam ricos e pobres fazendo com que uns tenham mais instrução que outros.Erradicando essas barreiras, todos terão o conhecimento necessário para botar em prática o conceito de sustentabilidade.


    (espero que a senhora tenha entendido o meu pensamento professora, e quero aproveitar a oportunidade para parabeniza-la pelo belíssimo trabalho que você tem realizado enquanto nossa professora,agradeço a sua dedicação e empenho para fazer com que nós entendamos a matéria,muito obrigado por tudo e continue assim.)


    Gabriel Bueno, turma 2I

    ResponderExcluir
  15. Ao atuarmos de forma irresponsável e queimarmos indiscriminadamente nossos recursos naturais, sem dar tempo ao planeta para se recuperar, estamos provocando a escassez de recursos necessários a nossa sobrevivência e dificultando a vida de milhões de pessoas. Um exemplo clássico disso é a falta de água potável que muitas comunidades vem enfrentando em alguns países e que, se uma forma mais grave de escassez se manifestar, acabará causando guerras pela posse e conquista das fontes de água potável remanescentes. Ações aparentemente simples e de pouco impacto, quando tomadas por um grande número de pessoas, tornará a sustentabilidade uma realidade palpável e real em qualquer parte onde haja a presença humana e garantirá a sobrevivência de nossa espécie por muito mais tempo. :D

    Dionas - 2E

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. “Sustentabilidade é um termo amplo para todas as atividades humanas.”

    Sustentabilidade está relacionada com a continuidade econômica, social, ambiental e cultural da sociedade. A sociedade deve aprender a preencher suas necessidades educacionais e expressar seu maior potencial, atingindo vários níveis de organização. Mas não adianta ter-se um ensino de qualidade, com bons professores, se não existe interesse dos alunos; uma cultura que deve ser incentivada pela família quando se é criança.

    Dispõem-se na sustentabilidade o melhor para a sociedade e para o ambiente. Se houvesse uma educação justa e padrão para escolas publicas e particulares haveria igualdade no ensino e uma concorrência igualitária, gerando pessoas capacitadas para seu trabalho e uma redução da maldade alheia.

    Luísa - 2G

    ResponderExcluir
  18. Em nosso país existe muitos problemas e um deles é uma educação que muitas vezes deixa a desejar,isso deveria mudar quando entramos na universidade muitas vezes isso não acontece.Pode ser que um dia toda essa educação mude pra melhor,não basta ser um país desenvolvido precisa ter um bom governo que saiba administrá-lo corretamente. Pâmela

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. O Brasil é um país que tem muito a se desenvolver e um dos principais aspectos é a educação que deixa muito a desejar, talvez se os políticos fossem mais responsáveis e menos corruptos o país poderia ser um pouco melhor. Não adianta trazer desenvolvimento para o país e esquecer da educação que formara nossos futuros profissionais.

    Mateus Teixeira 2F

    ResponderExcluir
  21. É muito importante saber que a adoção de práticas sustentáveis na vida de uma pessoa é um fator decisivo para possibilitar a sobrevivência da raça humana e a continuidade dos recursos naturais. Mas para tudo isso ocorrer a Educação deve-se estar alinhada,ou seja, mesmos direitos, mesmos recursos.Com isso todos aprenderiam a adotar práticas de sustentabilidade desde muito cedo, todas essas alterações climáticas poderiam ser evitadas ou retardadas ao máximo.

    Michéli Lopes 3F... BjoOo Profe..

    ResponderExcluir
  22. Um dos princípios do desenvolvimento sustentável é trabalhamos para que as gerações futuras tenham todas as possibilidades de usufruírem de um sistema socialmente justo, ambientalmente correto e economicamente desenvolvido. Mas para que isso possa acontecer é preciso que os seres humanos acordem para a vida e não destruam o legado tecnológico construído até hoje, pra que futuramente possam usufruí-los com benefícios. O primeiro passo para um mundo melhor dependera apenas de cada um de nós.

    Arithane Wendel 3f

    ResponderExcluir
  23. Renata Marinho 2H

    A sustentabilidade tem como objetivo promover a exploração de áreas e o uso de recursos planetários de uma forma que não prejudique o equilíbrio entre as comunidades humanas e o meio ambiente, assim como toda a biosfera.
    De modo mais claro é dizer que mesmo explorando uma área ela ainda irá promover recursos para a sociedade.Significa cuidar de todos os aspectos ambientais, tanto sociais como econômicos e acima de tudo buscar alternativas para sustentar a vida na Terra sem ao menos prejudicar a qualidade de vida no futuro.

    ResponderExcluir
  24. Para esse país ser sustentável, onde a sociedade possa viver com igualdade e dignidade, eu acho que tem que investir muito na educação dos jovens, pois nós que daqui alguns anos vamos estar no comando de empresas, repartições publicas e até mesmo no comando do país, tem que aver uma boa educação na infância e na juventude, e termos em mente todos os princípios apresentados nesses primeiros anos de nossa existência, para que possamos ser pessoas melhores para termos um país melhor!
    Matheus Difante 2F

    ResponderExcluir
  25. Com certeza o Brasil tem uma deficiência muito grande na edução, onde crianças não estudam e muitas vezes estão se direcionando para a violência. Talvez demore muito tempo para mudar isso e só com incentivo e concientização de todos poderemos mudar um futuro que ainda está incerto. Andressa

    ResponderExcluir
  26. O Brasil, hoje, tem um enorme problema à ser solucionado, o investimento na educação, o mundo ultimamente esta sendo movido pela política. Crianças e muitos adolescentes não estão na escola, muitas vezes porque não querem ou por não terem condiçoes. Infelizmente nos deparamos com muitas dessas crianças e/ou adolescentes, pelas ruas, se prostituindo, se marginalizando, traficando, etc.
    Então, seria excelente se o Brasil, os políticos, governadores, parassem um pouco e pensassem sobre como o estudo e a educação é importante na vida de um ser humano.

    Camila C. Schirmer 2E

    ResponderExcluir
  27. De acordo com a pesquisa que eu realizei, Sustentabilidade significa um conceito sistêmico que se propõe a organizar e configurar a civilização e as atividades humanas, de maneira que a sociedade e a sua economia possam ter o maior rendimento possível no presente. Agindo assim e ao mesmo tempo preservando a biodiversidade e os ecossistemas naturais agindo assim, de forma eficiente na manutenção indefinida desses ideais.
    Na sustentabilidade há vários tipos de organização, desde a vizinhança até o planeta. Seu objetivo é prover o melhor para as pessoas e para o ambiente tanto agora como no futuro.
    No Brasil hoje, acredito que um dos maiores problemas está relacionado a educação, pois na maioria das vezes isso é consequência da desigualdade social. Crianças, adolescentes e até mesmo adultos sem estudos muitas vezes por falta de condições financeiras. O fato de os pais não terem estudos, muitas vezes leva os filhos a terem que trabalhar, indo pra rua pedir esmolas, meninas se prostituindo, etc, e isso torna-se um ciclo vicioso quase sempre nas classes mais baixas. São nesses aspectos em que se encaixa a sustentabilidade, tentando equilibrar essa sociedade desorganizada, de forma que todos tenham mesmas condições na educação.

    Hellen 2G

    ResponderExcluir
  28. Vivemos uma situação de autêntica emergência planetária, marcada por toda uma série de graves problemas estreitamente relacionados: contaminação e degradação dos ecossistemas, esgotamento de recursos, crescimento incontrolado da população mundial, excesso de lixo e poluentes, conflitos destrutivos, perda de diversidade biológica e cultural. Graças a essas atitudes lamentáveis do ser humano a natureza hoje esta se voltando contra ele, basta notar o desequilibrio climático que esta ocorrendo em todo o mundo. Inundações, secas, já não se sabe diferenciar inverno de verão.
    É preciso, por isso, assumir um compromisso para que toda a educação, tanto formal como informal, de o máximo de sua atenção a situação do mundo, com o fim de proporcionar uma percepção correta dos problemas e ensinar atitudes e comportamentos favoráveis para o alcance de um desenvolvimento sustentável. É muito importante que escolas conscientizem seus alunos a fazer a sua parte, pois a sustentabilidade virá com pequenas e simples ações de cada um. Temos que mudar o nosso estilo de vida para mudar o planeta. Não adianta você berrar para os outros mudarem o mundo, a mudança começa na nossa própria casa.
    Não importa o tamanho da sua ação, se você evitar o desperdício da água ou preservar a nascente de um rio, plantar uma árvore ou reflorestar uma área com mata nativa: a real diferença está em tomar alguma atitude.

    Luísa 2F

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. Na realidade nosso país ainda tem muita que crescer, pois todos nós ainda temos esperando de que alguém áa no poder mude nossa situção de cidadãos.Mantemos muita a esperança de que os outros países nos ajude a crescer, e investimos milhões em sociedades de governos de 1° mundo que so quero nossas riquezas.E o nosso governo não investe em educação e sim em, jatinhos particulares, projetos que não saem do papel, e quando saem são investimentos de faxada.Pagamos impostos para termos uma vida digna e segura, isso é totalmente impossivel, queremos segurança e educação para nossos filhos.Nossa educação não é precaria, é super precária, e é visto que cada vez mais temos que nos especializar em algo que gostamos, e que nos renda valores, pois sem esses cujos valores não somos nada.
    Muitas pessoas não tem recurso para seguir estudando, andando km para chegar a escola, e não ter nenhum alimento.São pessoas carentes, e que necessitam de ajuda, nossas escolas precisam melhorar, nosso governno idealista, corrupto tambem, e nossa ideia de um pais perfeito tem que mudar, por que o brasil tem muitos problemas que tentam 'esconder de baixo do tapete' e gente ''burra'' não enxega, por que são pessoas que não tem conhecimento, políticos aproveitam-se desses seres 'frageis'.Necessitamos de mais recursos para educação e para toda área referente a nosso país.
    Mas somos brasileiros e não desistimos nunca não é isso?(utopia)

    (não sei se consegui me expressar, mas valeu)
    Asmin 2F

    ResponderExcluir
  31. "Educação,Ciência e Tecnologia como os pilares fundamentais do desenvolvimento, visando, no futuro, ensino superior ao alcance de todos."
    Mesmo muitos alunos tendo condições de buscar estudo e conhecimento, não buscam por simples acomodação, deixam passar despercebidas oportunidade únicas. Já outras pessoas não tem essas condições e tentam, batalham e conseguem por merecimento próprio. As oportunidades surgem e cada um aproveita do seu jeito.
    Claro que universidades são importantes e cada vez mais devemos investir e aprimorar elas no Brasil, precisamos de mais recursos e tudo mais que aprofunde estudos e conhecimentos, precisamos básica e principalmente de estudo para ser "alguém na vida", é até por isso que pessoas menos favorecidas se direcionam para a violência ou coisas do tipo, não tem oportunidades e não buscam. Precisamos de estudo para todos, para que essa nova geração que vai, daqui uns anos, comandar o Brasil, para assim sermos um país sustentável, igualitário, humano e de paz.


    JAÍNE CUNHA COFFY - 2H

    ResponderExcluir
  32. Nadja Schwarzbold Bacelos turma 2H numero: 14
    O texto acima se refere sobre a vida de hoje a a educação de hoje que muitas pessoas não tem condições nem pra comer ou poucas condições em quantas outras tem dinheiro "pra dar e pra vender" ele se refere sobre a tecnologia que aqueles que não tem ficam observand só de longe. e também que o Brasil não tem profissionais competentes e para a sustentabilidade do brasil é importante a copetência dos profissionais como ali citado no texto " É fundamental, pois, gerar uma metodologia de ensino consistente, acessível democraticamente, que estabeleça Educação,Ciência e Tecnologia como os pilares fundamentais do desenvolvimento, visando, no futuro, ensino superior ao alcance de todos."
    O professor visa um futuro onde todos possam se educar com a mesma qualidade que seja acessível a todos e para isso Educação, Ciência e Tecnologia deverão ser os pilares fundamentais para isso.

    ResponderExcluir
  33. No Brasil, por enquanto, a única forma ou oportunidade para aqueles que não nasceram ricos, é o ensino superior. Há necessidade de se gerar novos profissionais com uma visão moderna para liderar dentro e fora das instituições onde frequentam.
    Muitas mudanças devem ser feitas visando as igualdades das camadas sociais. É fundamental criar uma metodologia com um ensino consistente acessível a todos, que seja o pilar do desenvolvimento, visando um ensino superior ao alcance de todos, evitando que hoje, aqueles que são marginalizados vivam numa sociedade rancorosa por ter que acompanhar o desenvolvimento tecnológico a distancia ou se dirijam ao crime por não ter as mesmas oportunidades dos que tem melhor condição de vida.


    Emile 2F

    ResponderExcluir
  34. A insustentável leveza do ser,no Brasil pode ser aplicado mesmo critérios de marginalização dos países ricos,mas certamente nosso processo é mais cruel.Somos,por meio de uma imposição social,obrigados a ingressar num curso superior,para sermos respeitados em nossa sociedade,como se não existisse vida além do diploma.
    Mas como o sistema universitário,ainda,é luxo para poucos,os com menos condições sociais,são marginalizados e jogados à beira da sociedade,embora alguns dessses acompanhem os avanços tecnológicos,não são considerados pessoas de "boa indole",pois não dispõe de uma graduação superior.
    Ou seja ter um diploma é a maior chance de ascenção dos brsileiro. 2E /Maria Rocha

    ResponderExcluir
  35. Heloísa, Maria Rocha,2G
    A educação está sendo cada vez mais valorizado, o mundo está exigindo um ensino completo, a tecnologia quer evoluir sempre assim buscando alunos com Q.I alto.
    Lugares com alto indice de pobreza, consequentemente trazem a criminalidade.
    mas os traficantes estão acompanhando o desenvolvimento da tecnologia. Pois, suas armas possuem um alto poder de fogo, assim, provocando uma guerra com os policias.
    Para diminiur estes acontecimentos deve-se invetir na educação de um bom alcance, valorizar os professores, melhorar o saneamento básico, entre outros.O Brasil merece ser um lugar melhor.

    ResponderExcluir
  36. A sustentabilidade deve estar presente na formacao do indivíduo para que no futuro ele possa contribuir para que ela se torne realidade.
    A desigualdade entre classes sociais poderia ter uma pequena diminuicao se todas as pessoas pudessem se especializarem universidades e melhorar de vida. Poréma igualdade de classes é quase uma utopia.
    Marcus Vinicius Bruning - 3F - Maria Rocha.

    ResponderExcluir
  37. A única forma de termos esperança em relação a um futuro próspero, hoje em dia, seria, no mínimo, fazer parte de uma universidade. Isso, principalmente para aquelas pessoas que ainda não desfrutam de uma boa vida financeira.
    Segundo o texto, o fato de muitas pessoas não terem condições financeiras faz delas pessoas marginalizadas e as torna rancorosas. Não duvido desta afirmação, pois vários daqueles que estudam em colégios públicos ou moram em lugares considerados subalternos sentem-se tão inferiores a outros que acabam acreditando que não possuem a chance de crescer na vida.
    Por isso, busca-se igualdade e qualidade de ensino à todos os indivíduos, não importando sua origem.

    Natiele Almeida Machado 2I (nº 21)

    ResponderExcluir
  38. A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro.
    Aqui no Brasil existe vários projetos para formar um país melhor mas nem todos tem força de vontade pois as pessoas de baixa renda ou que moram em lugares onde existe a marginalidade muitas começam mas desistem na metade e muitos preferem o caminho mais fácil. Mas com certeza devemos pensar naquelas pessoas com força de vontade e querem vencer na vida, ter um futuro bom e ser um profissional.
    Essa atitude sustentável ainda para muitos é um bicho de sete cabeças mas se todos que souber dessa idéia procurar saber mais, se preocupar de verdade, tomar uma posição na sociedade e resolver fazer a diferença fica muito mais fácil do que pensamos de adquirir essa idéia.
    Pois ter consciência faz parte da dignidade humana

    Amanda Xavier (Turma:2G)

    ResponderExcluir
  39. O que eu entendi do texto sustentabilidade,foi que nosso país está usando de mesmo modo que países desenvolvidos,as referencias para a marginalização.Que as pessoas que não nascem em uma família que possua uma alta renda sofrem com preconceitos,seja na hora de escolher uma escola,ou quando for para competir no mercado de trabalho,o que muitas vezes por não terem oportunidades acabam entrando para o mundo do crime.E por isso,que a Educação Universitária,é a melhor maneira para que passamos acabar com essas desigualdades,porque mesmo todos sendo iguais perante a lei,por exemplo,quando se trata de justiça,bem ou mal as pessoas de baixa renda sempre acabam tendo um prejuízo mais do que as pessoas de alta renda.Por isso que a educação deveria ser mais valorizada,pois é a única esperança que ainda temos,para que um dia tenhamos um representante compromissado para nossa sociedade e que esteja altamente qualificado,para tomar atitudes por todos nós,e não um idealista,que procura apenas conseguir seu ideal,sem pensar nos outros,que esteja mais preocupado em seu bem estar seja ele econômico ou social,do que ver,e tentar fazer o melhor para poder concretizar o sonho da maioria dos cidadãos,de viver em um mundo,onde seus direitos sejam respeitados,e que saibam que seu dinheiro, está sendo usado na educação de qualidade de seu filho,e no seu atendimento hospitalar. Ana Paula Souza-2G /Maria Rocha

    ResponderExcluir
  40. Vivemos sim em uma sociedade excludente, principalmente no que se refere a classes sociais. O texto relata que o que é essencial é melhorar e investir na educação, para que haja a possibilidade de que a sociedade tenha uma nova maneira de pensar a respeito de cidadania e sociedade no geral.Sendo assim, o ideal seria haver esse investimento desde o ensino fendamental , para que desde cedo as pessoas possam ter consciência de que todos devem ter as mesmas possibilidades e oportunidades de crescimento em sua vida. Cristiane 2I

    ResponderExcluir
  41. O texto relata que a sustentabilidade deve começar pelas educação. Des de o Ensino fundamental até a formação, pois é atravez de melhorias na educação que ocorrerá melhorias na socidade atual. Muitas crianças não tem acesso a instituições educacionais, prejudicando assim o seu aprendizando e fazendo com que provavelmente, mais tarde, virem marginais, que roubam até mesmo para comer, pelo simples fato de não terem tido uma sustenção melhor quando crianças.

    Ps: Obrigado professora por estar nos ajudando com os conteúdos.
    beijoo Laura 2I

    ResponderExcluir
  42. Todos nós sabemos quanto a nossa sociedade é preconceituosa e hipócrita. Os únicos bens que todos têm acesso são as Universidades Federais que temos espalhadas pelo nosso país. Para entrar não importa se você tem dinheiro ou não, se é branco ou negro, se mora no centro ou na zona rural.O que realmente importa é o que a pessoa tem na cabeça, seu conhecimento e inteligência. Então, creio eu, que o maior investimento que uma pessoa pode fazer, é valorizar e investir, de qualquer forma, em uma Universidade.
    Sem esquecer que antes de tudo, devemos incentivar os jovens a se interessarem por um curso superior, pois muitos, infelizmente, ainda não tem esse interesse.
    E esse incentivo deve partir das escolas, tanto as de ensino médio como as de ensino fundamental.
    Deste modo, se todos os responsáveis pelo ensino e pela educação se dedicarem ao futuro dos jovens de hoje, sem dúvida nenhuma, teremos muito mais jovens ingressando nas Universidades em todo o país.

    Érica - 2I

    ResponderExcluir
  43. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  44. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  45. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  46. Brasil é um país que propicia poucos recursos para a educação, principalmente para pessoas de classes baixas. Apesar de estar se tornando um país desenvolvido não percebe os mesmos erros que tais cometem com pessoas classes menos favorecidas que muitas vezes tornam-se excluídas da sociedade. As mudanças estão ocorrendo muito rápido, e muitos não tem a oportunidades de acompanhar por falta de incentivo do governo, que além de preocupar-se pouco com uma certa parte da sociedade, não percebe o quanto pode ser prejudicial para a nossa economia e a qualidade de vida.Não desistir é o nosso lema,ficar esperto e correr atrás das poucas oportunidades que temos é um fator que ajuda bastante em uma vaga num mundo onde tudo esta muito competitivo.

    Priscila Vivian 2°F

    ResponderExcluir
  47. Perceber essa importância e compreender que comunidades imersas e problemas em carências sociais serão totalmente impermeáveis ao conceito de sustentabilidade como algo mais importante do que suas necessidades imediatas.
    Mas, infelizmente, em muitos países esse avanço vem sendo tolhido pela reticência de governantes e de empresários que acham que a sustentabilidade social é algo sem importância e que demanda muitos investimentos para tornar-se realidade. Para mudar essa realidade, os países mais ricos devem criar a consciência de que fatalmente serão necessários sacrifícios, em determinado momento, em seu modo de vida e a obtenção de recursos para que se torne possível distribuir um pouco mais de riquezas em forma de melhoria das condições gerais de vida das populações mais pobres; de forma a permitir que essas populações se encontrem em condições de entender a importância e de poder dar a devida relevância para a sustentabilidade que tanto se fazem urgentes nos dias de hoje.

    Suziane Cargnelutti 3F - Maria Rocha

    ResponderExcluir
  48. Este texto demonstra, o quanto à sociedade brasileira ainda depende da geração de profissionais que acreditem no desenvolvimento do Brasil, através de um sistema de educação baseado na sustentabilidade. Problemas como a marginalização e as diferenças entre as classes sociais, só serão reduzidos com uma educação de qualidade, a qual deve ser colocada em prática as nossas crianças, pela família, em todos os momentos da vida, na escola e principalmente na universidade.

    Michelle Moreira de Matos - 3F

    Profª. Arlete, espero que goste do comentário. beijos

    ResponderExcluir
  49. O combate da marginalização dos menos favorecidos só será possível através da educação, mas não adiantaria falar para alguém com o pensamento já definido, para que diminua a desigualdade do mundo é necessário que haja conscientização, principalmente, das crianças, pois são elas o futuro do mundo, pois em qualquer lugar ue olhemos, lá estarão as provas de que o mundo tem piorado, a marginalização nunca foi tão evidente.
    Grande parte dessa marginalização é imposta pelas diferenças sociais, que foram causadas pelo capitalismo, então, creio que o unico jeito de melhorar as coisas é tornar o ideal, real. Pois se educarmos as crianças, certamente melhoraremos todas as dificuldades, por exemplo, a maioria das crianças marginalizadas de ontem, sao os traficantes de hoje, porque nao tiveram estudo, porque nao tiveram oportunidades, e, principalmente, porque nao tiveram meio de mudar.
    O mundo competitivo de hoje não tem lugar para os despreparados, então se houvesse um maior investimento na educação, tudo estaria resolvido.
    -Não sei se expliquei bem meu ponto de vista. =(

    Simone 2I

    ResponderExcluir
  50. Desde a década de 80 fala-se muito em desenvolvimento sustentável, visto que as revoluções industriais, motivadas por um pensamento de que crescimento econômico é o progresso, acabaram por aniquilar grande parte dos recursos naturais disponíveis no nosso planeta. O problema é que o crescimento populacional é exponencial: em 1930 haviam 3 bilhões de pessoas e hoje, 79 anos depois, há mais de 6 bihões, o que exige uma produção alimentícia e industrial cada vez maior. O pior de tudo será quando os chineses e indianos decidirem consumir na mesma proporção que os americanos, que até alguns meses atrás pareciam estar despreocupados, se é que agora estão de fato. O ensino superior de acesso à todos já foi visto como utópico, mas no governo atual, segundo mandato do esquerdista Lula, há fortes evidências de que isso pode mudar, com ações como a política de cotas, o novo Enem(pelo menos é a proposta), Prouni, que prometem amenizar esse abismo que há entre aqueles que nascem em "berço de ouro" e os de renda mais baixa. Mas não basta dar acesso às universidades ao povo, já que posteriormente teremos mais profissionais qualificados, é preciso instruí-los durante a graduação com ideias de sustentabilidade, mostrar a eles que não sairão de lá ganhando dinheiro, mas que serão novas pessoas, compromissadas em desenvolver, mas sempre respeitando os limites do meio ambiente.

    Jéssica Rech, 3F

    ResponderExcluir
  51. No Brasil, atualmente há um grande investimento e incentivo ao ser humano, mas quando vamos ver de perto não é bem fácil assim. Pessoa acabam se movendo para outras cidades há procura de estudos, e quando chegam não tem onde ficar, ou até mesmo são descriminadas. A sustentabilidade seria um desejo antigo da sociedade, onde há esperança para que os meios econômicos, sociais, culturais e ambientais dêem resultados. Porem precisa de cabeças pensantes e novas com idéias avançadas, pois depender da classe políticas não haverá interesse algum.
    No Brasil ocorre muita desigualdade social, na maioria das vezes as famílias de classes baixas não conseguem empregos e acabam colocando seus filhos nas ruas para pedir esmolas ou até mesmo catando lixo. Nos tempos de hoje com tantas inovações algumas estratégias devem ser implantas para que sejam diminuídas as injustiças sociais estabelecidas através do tempo pelo poder econômico. É o sonho de todo o brasileiro de viver num futuro melhor, sem desigualdades entre pessoas.

    Sustentabilidade está relacionada com a química, envolvendo projetos tecnológicos que substituam compostos orgânicos e solventes, para redução de resíduos tóxicos.


    Mayara Turma: 2G

    ResponderExcluir
  52. Conforme meu entendimento.

    O conceito da sustentabilidade social apóia-se no direito que todas as pessoas têm às mesmas condições e permitir que os menos favorecidos possam ascender socialmente, conseguindo, assim, participar da distribuição de renda e de bens gerados no País.

    A universidade é um meio de oportunidade.


    Hianna Landarin
    Turma: 2G.

    ResponderExcluir
  53. o texto expõe, na minha opinião, os parâmetros necessários para o desenvolvimento através da sustentabilidade. Demonstra ainda, uma preocupação com a preparação de gestores que devem transmitir aos jovens o conhecimento necessário e a participação efetiva nos recursos tecnológicos para evitar a marginalização da sociedade.
    Acredito, que a sustentabilidade deva englobar todas as camadas sociais, pois economia, meio ambiente, práticas educativas, mudanças sociopolíticas, faz parte do contexto para um equilíbrio, que tornará possível a conscientização social.

    ResponderExcluir
  54. Sustentabilidade, se esta na estratégia da escola, essa estará blindada com a crise ética e social que assola o país.
    O que os estabelecimentos de ensino fazem ou dizem fazer em prol do desenvolvimento social é o que dará sustentabilidade a uma melhora constante do próprio sistema educacional. As escolas formam os futuros cidadãos, ou seja, elas podem educá-los para que eles no futuro possam dar mais valor à educação. A grande maioria dos brasileiros passa por algum nível educacional e nesse momento é preciso falar da importância de uma boa educação e de quem tomam as decisões no campo educacional. É necessário informar aos alunos que com o futuro não se brinca e que condição melhores para as próximas gerações dependem de hoje.
    Nas condições melhores para as próximas gerações encontram-se os futuros professores como agentes desencadeadores desse processo. Temos que fazer com que a população admire os profissionais da educação para que as melhores cabeças das faculdades possam trabalhar neste setor. Isso elevará a qualidade da educação em nosso país e todos sairão ganhando. Os políticos vão ser melhores, porque a população terá mais conhecimento e consciência para votar, e assim, o salário dos profissionais da educação será condizente com essa profissão. Um salário adequado dará sustentabilidade ao nível de qualidade educacional também adequado para o Brasil.
    Sem essa visão não podemos mudar o pensamento dos políticos, que mantém 60% dos gestores educacionais indicados e muitas escolas com profissionais que ganham abaixo do piso salarial da categoria.
    Yohana 3F

    ResponderExcluir
  55. Acredito que Desenvolvimento Sustentável é um modelo econômico, político, social, cultural e ambiental equilibrado, que satisfaça as necessidades das gerações atuais, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazer suas próprias necessidades. Esta concepção começa a se formar e difundir junto com o questionamento do estilo de desenvolvimento adotado, quando se constata que este é ecologicamente predatório na utilização dos recursos naturais, socialmente perverso com geração de pobreza e extrema desigualdade social, politicamente injusto com concentração e abuso de poder, culturalmente alienado em relação aos seus próprios valores e eticamente censurável no respeito aos direitos humanos e aos das demais espécies.


    Tatiane 2F Maria Rocha

    ResponderExcluir
  56. Penso que acreditar em um futuro com educação de qualidade para todos é sonhar de mais.
    Imagine se todos tivessem oportunidade de chegar a uma faculdade?Aonde que uma pessoa iria conseguir emprego?
    Se hoje em dia, do jeito que está já é dificil conseguir.
    Para se criar uma sociedade mais justa é preciso mudar o pensamento de toda a sociedade, e seus valores, passar a pensar e agir para um bem comun, deixar de lado o pensamento egoísta do capitalismo.
    Por que se continuar assim "Olho por Olho" o mundo vai acabar cego, e já está quase lá.

    ResponderExcluir
  57. Tenho para mim que a Sustentabilidade esteja nas coisas simples do dia-a-dia. Só de tratar as pessoas com respeito, independente da condição social e financeira, e não discriminá-la por cor, já é um exemplo. Cuidando da preservação do nosso meio ambiente, não jogando lixo no chão e não disperdiçando água, já é uma grande atitude. Se nos conseguissemos nos preocupar menos com nós mesmos, se deixassemos de ser egoístas e pensassemos no próximo, teriamos um convívio muito melhor. Se cada um rever os seus conceitos, e se dar conta de que ninguém consegue nada sozinho, conseguiriamos sustentar um mundo saudável, uma vida melhor!

    ResponderExcluir
  58. Na minha opinião, se o brasil tivesse uma renda melhor distribuida teriamos menas marginalização, pois com uma renda melhor distribuida as pessoas teriam melhores oportunidades quanto a educação.
    autor: Pablo weslen t:2I

    ResponderExcluir
  59. Esse testo é orivel tão ruim que quando meu pai olhou pensou que era alemão da prosima ves fasa algo desente como a Casa da Química,numca gostei desse cite ridículo,vocês são um lixo.Uerrrrr...

    ResponderExcluir